Resumo

Em uma área de 468m², criou-se a praça de eventos da mostra. Três ambientes distintos setorizam a praça: a rua de acesso de pedestres, o ambiente de estar do deck e pergolado, e a praça de eventos.

Conceito: Espaço aberto como praça seca alinhada com questões ambientais. Paisagismo como interface entre espaço construído e as trocas sociais.

Categoria Paisagismo
Date 2008
Local  Porto Alegre/RS
Fotos: Trauddi Trotta ; Fábio Rebelo e Gaspar Reis

Reviver o charme das praças de antigamente, ao mesmo tempo utilizando alguns materiais atuais como o porcelanato e mobiliário com fibras sintéticas, que são destaque no centro da praça.

O uso da vegetação privilegia a verticalidade com transparência visual com o uso de coqueiros e uma vegetação durável e de baixa manutenção. O desnível do terreno se transformou em taludes verdes e sinuosos, que envolvem o espaço, tornado-o acolhedor.

Os materiais utilizados buscaram a rusticidade e reaproveitamento, utilizando tijolos de demolição e ladrilhos hidraúlicos no piso, madeira de demolição no deck, pilares ,pergolas, assim como em alguns móveis e dormentes de trilhos trem nas escadas.

A luminotécnica  Sandra Tomé buscou aliar o design alusivos aos antigos lampiões à iluminação técnica de vasos e dos coqueiros, transformando o cenário da praça à noite.

Vamos conversar?