Resumo

O projeto de paisagismo da Praça  e  da aborização viária do Loteamento Reserva Dom Feliciano foi  norteada pela proximidade com a Área de Preservação Permanente (APP)  junto ao riacho adjacente ao sítio , pela área definida como corredor verde que ligará o capão de mato à APP (adensamento) e pela  necessidade da compensação da retirada de árvores pela implantação do loteamento  na arborização viária ,  na Praça (Área verde), e plantio na própria  APP.

Categoria  Paisagismo
Data  2016
Local Gravataí/RS
Área intervenção praça: 12.406,00m²
Área de intervenção arborização viária: 30.895,00m²

A Praça Reserva Dom Feliciano foi pensada como um espaço de lazer  referência para toda a cidade, onde os usuários possam usufruir desde  espaços esportivos até espaços mais contemplativos para as melhores visuais. Rodeda pelo verde da área de preservação permanente, há uma trilha para  caminhadas e de bicicletas que conduz ao desfrute da bela paisagem natural e aos recantos  de descanso e estar.  As vegetações foram pensadas para colorir as diversas estações , assim como alternar sombra e sol, com espécies que percam as folhas no inverno. Foram selecionadas espécies nativas aqui do sul, que possam contribuir na preservação e manutenção das aves e da fauna.

O espaço Kids possui  estar de espera para cuidadores com bancos e sombreamento, assim como um piso colorido demarcando de forma lúdica. É composto por ambientes de forma circular que facilitam a apreensão visual, e contido por uma mureta que também é banco, protegido com cerca viva.

O  estar do Mirante aproveita o desnível do terreno  para compor o ambiente com dois grandes bancos curvos, descortinado a bela paisagem e o por so sol.

O projeto prevê  espaço fitness , que  fica ao lado das canchas  poliesportiva , de volei de areia   e da trilha de caminhadas. Esse conjunto de opções  foi posicionado de forma  a demarcar  uma  zona de exercícios  a ao lado do capão de mato preservado e ao lado do espaço Kids.

A trilha de caminhadas e bicicletas tem 240 m de extensão, em meio a .uma alameda de ipês roxos e amarelos, ladeados pela área de preservação permanente.

O Espaço pet é cercado e possui dois ambientes, um de exercício para os animais e outro de descanso, de forma que eles gastem suas energias tendo uma vida saudável e com segurança.

O conceito da arborização viária alia a necessidade da compensação vegetal com espécies nativas da região sul, as ruas marcadas com colorido das florações  de forma  a facilitar a identificação e orientação no loteamento.

Projeto Paisagístico: Karen Haas ( HB Arquitetos Associados )

Plano de Reposição Vegetal: Biólogo Daniel Jacobus ( Ecosul Projetos e Consultoria em Meio Ambiente)

Projeto Urbanístico: Cleiraci Zanella ( AUP Consultoria )

Conceituação e Gestão do Lançament: 2DAY

Maquete: Maketa

Vamos conversar?